Confira os temas que já temos na plataforma!

TEA e IS

Nessa trilha você aprenderá como a Integração Sensorial (IS) está profundamente conectada aos desafios enfrentados por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Juliana Miziara, terapeuta ocupacional com vasta experiência e tia de Pedro, uma criança autista de nível 3, compartilha sua trajetória pessoal e profissional que a motivou a mergulhar mais a fundo nos estudos de IS e TEA.

Seja um Integrador Sensorial...

A Dra Ayres começou a desenvolver seu trabalho com a IS em uma época em que alguns terapeutas ocupacionais acreditavam que tratar a estrutura e a função do corpo, automaticamente traria ganhos para a função e muitos TOS se perderam e deixaram as ocupações para trásInfelizmente isso continua acontecendo, por isso essa trilha está aqui e talvez ela seja a mais importante de todas dessa plataforma!

Desfralde

Tema recorrente na nossa prática clínica, mas que muitas vezes faz a gente perder o sono com alguns casos. Por isso a IS com Ciência convidou a terapeuta ocupacional Sabrina Paz para ensinar aspectos funcionais sobre o desfralde, especialmente aqueles em decorrência de disfunção de IS.

Funções Executivas e Práxis

Nessa trilha, desenvolvida a convite da IS com Ciência, pela terapeuta ocupacional Fabíola Costa, ela nos ensina o que são as funções executivas, como elas se relacionam com a práxis e como podemos intervir na nossa prática com os pacientes que têm déficits nessas funções.

VBIS

Integração vestibular bilateral e sequenciamento, um dos padrões de dispraxia que provocam déficit no controle postural, na integração bilateral e no sequenciamento de movimentos que precisam de antecipação. Nessa trilha vamos destrinchar esse padrão para que você entenda como avaliar e intervir.

Controle Postural x Insegurança Gravitacional

Esses são dois padrões de disfunção de IS que tendem a apresentar comportamentos semelhantes, mas confundir os dois pode fazer com que você faça sua intervenção completamente equivocada. O objetivo dessa trilha é diferenciar esses padrões e te ajudar a não se equivocar mais, sabendo como avaliar e intervir.

Espremendo os Questionários Sensoriais

Essa trilha se propõe a mostrar como o SPM e o Perfil Sensorial podem nos dar o maior número de informações quantitativas e qualitativas (e você não faz ideia da quantidade de informações) para que você possa utilizar o melhor desses instrumentos. Inclusive você vai conhecer o SPM-2 que pode ser usado dos 4 meses até os 87 anos de vida.

TDAH e DIS

TDAH pode ser confundido com Disfunção de Integração Sensorial? Pode! Mas pessoas com TDAH também podem ter disfunção de IS e é por isso que você tem que assistir a essa trilha e aprender sobre ambas as condições, tanto juntas quanto separadas! Nessa trilha também temos a participação super especial da Elurdiane Prudêncio - Neuropsicopedagoga, pessoa com TDAH e mãe de um rapaz com TEA e TDAH.

Você é um Bom Observador?

Nessa trilha falamos sobre uma ferramenta padronizada que tem o potencial de direcionar o nosso olhar e contribuir com o raciocínio clínico durante a avaliação. O COP-R é a versão revisada da COP (Comprehensive Observations of Proprioception).

Terapeuta 4.0

Se você acha que gestão é só para grandes empresários e profissionais da área da administração, saiba que você se enganou! Gestão é para todos e essa trilha vai trazer um novo olhar sobre sua carreira, seus projetos, seu tempo, seu dinheiro e até sobre sua prática clínica!

Desestruturando uma observação estruturada

O ponto de partida do nosso processo terapêutico também pode ser um “calo no pé”, por isso essa trilha mostra como fazer uma avaliação abrangente mesmo que você não tenha acesso a um instrumento validado, ou caso eles não sejam aplicáveis para alguns pacientes.

Marcos do Desenvolvimento Sensorial

Nessa trilha você vai fazer uma imersão pelo desenvolvimento sensorial até os 7 anos e entender como esse desenvolvimento impacta o desempenho ocupacional!

Planejamento (não tão) motor (assim)

Essa trilha foi pensada para que você possa entender alguns conceitos chave sobre planejamento motor e como você pode tratar crianças com dificulda

Você brinca ou trabalha? Nem só de Ciência vive um terapeuta ocupacional!

Já se irritou quando alguém disse que você só brinca? Se sim, essa aula é para você. E se não, ela também é, afinal, ela é sobre os elementos da medida de fidelidade que refletem a arte da intervenção!

Interação na ISA - A Ciência da Intervenção

A medida de fidelidade em Integração Sensorial de Ayres é uma ferramenta criada para ser uma espécie de “manual” da ISA e nessa trilha falamos sobre os elementos da Medida de Fidelidade que refletem a ciência da intervenção.

Dieta Sensorial - É pavê ou pacumê?

Além de informação, trazemos nessa trilha, alívio para as angústias que muitos TOs têm na hora de recomendar uma dieta sensorial. É hora de desmistificar, compreender e aprender como fazer uma dieta sensorial efetiva!

Na ISA, nada é de graça!

Aprenda sobre as tão desejadas: Respostas adaptativas (centrais na ISA)! Nessa trilha nos aprofundamos no conhecimento do que são respostas adaptativas e como alcançá-las.

Ideação: Sem ideia - sem ação!

Memórias e emoções: O que elas têm a ver com ideação e como usar estratégias para avaliação e intervenção de crianças com déficits no componente cognitivo da práxis que é a ideação.

Metas de Intervenção

Aprenda a fazer metas eficazes que vão guiar o seu raciocínio clínico utilizando uma junção efetiva da COPM com a metodologia SMART e a GAS (Goal Attainment Scaling).

2024 © IS Com Ciência. Todos os direitos reservados.